terça-feira, 1 de junho de 2010

Rio das Contas dentro a minha monografia

Mas a situação dos idosos na bacia do Rio das Contas não deve ser muito diferente desta relatada aqui mesmo no portal

27/09/2008 – 09h00
OAB-SP lança campanha de combate à violência contra os idosos
Publicidade
da Folha Online

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Paulo lança na próxima segunda-feira (29) uma campanha de combate à violência contra os idosos. Neste sábado, é lembrado o Dia do Idoso no país.

Dados do SUS (Sistema Único de Saúde), de 2004, mostra que 108 mil idosos foram internados em decorrência de violência ou acidente, sendo que 3% desse total correspondem a agressões físicas.

“São 3.000 agressões registradas oficialmente, mas certamente temos um número muito maior que não consta nas estatísticas. A nossa Comissão de Defesa dos Idosos tem atuado com rigor em todos os casos, na qual é chamada a intervir”, disse o presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D’Urso.

A Comissão também acompanha o caso de agressão contra um aposentado de 93 anos na cidade de Bilac (523 km de SP). Ele foi agredido por duas acompanhantes com como tapas, chutes, puxões de orelha e de cabelo, estrangulamento e jatos de água no rosto.

“Precisamos dar visibilidade para essa violência silenciosa contra o idoso, praticada em instituições públicas e privadas e, muitas vezes, dentro de casa”, disse Maria Elisa Munhol, presidente da Comissão do Idoso da OAB-SP.

A população idosa no Brasil representa hoje 10,2% da população brasileira, ou seja, 19 milhões de pessoas, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A população idosa no Brasil aumentou duas vezes e meia mais do que a população mais jovem, no período de 1991-2000. Até 2020 os brasileiros com 60 anos ou mais deverão somar 25 milhões de pessoas.

http://blogln.ning.com/xn/detail/2189391:Event:30330
,

Nenhum comentário: