domingo, 20 de março de 2011

Casal Obama fica curioso sobre o quadro 'Abaporu'

Presidente Dilma Rousseff, Barack Obama e Michelle Obama posam para foto junto ao quadro Abaporu. Foto: Roberto Stucker/Divulgação
Do Terra

Elaine Lina
Direto de Brasília

O casal Barack e Michelle Obama fez foto com a presidente Dilma Rousseff ao lado do 'Abaporu', quadro de Tarsila do Amaral, em exposição no interior do Palácio do Planalto. O presidente americano perguntou a Dilma o que a pintura representa para os brasileiros. O homem mais importante do mundo ouviu da presidente um breve relato sobre a Semana de Arte Moderna.


Antes de conhecer as obras de arte em exposição na sede da Presidência da República, Obama quis chegar perto das crianças de uma escola pública de Brasília, que foram até o local para vê-lo. Cercado por elas, ele abraçou e apertou a mão de algumas.

'Abaporu'
O quadro 'Abaporu' é uma das obras mais importantes de Tarsila do Amaral e foi trazido ao Brasil especialmente para a mostra de artistas femininas brasileiras. A obra foi emprestada pelo Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires.

A exposição 'Mulheres artistas e brasileiras - produção do século 20' será aberta ao público no próximo dia 23. O presidente dos Estados Unidos e sua mulher foram os primeiros a visitá-la.

'Abaporu' se transformou em símbolo do movimento antropofágico, que reuniu os principais artistas modernistas brasileiros. Sua principal proposta era absorver a cultura europeia e transformá-la em algo novo, com características locais.

Visita
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou ao Brasil às 7h31 deste sábado. Ele partiu na sexta-feira da Base Aérea Andrews, na região de Washington e aterrissou na Base Aérea de Brasília para uma visita de dois dias ao País. Acompanham o presidente, em sua primeira visita oficial ao País, a primeira-dama, Michelle, e as filhas, Malia, 10 anos, e Sasha, 7 anos. Eles foram recebidos por diplomatas americanos e por representantes do governo brasileiro.

A primeira atividade de Obama em Brasília foi a reunião com a presidente Dilma Rousseff, que o recebeu com honras de Estado às 10h30 no Palácio do Planalto, com 30 minutos de atraso.

http://noticias.terra.com.br/brasil/obama-no-brasil/noticias/0,,OI5005549-EI17810,00-Casal+Obama+fica+curioso+sobre+o+quadro+Abaporu.html

Nenhum comentário: